quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Um Lugar Mágico



FICHA DE LEITURA
Título: Um lugar mágico ou como salvar a Natureza

Autor: Susanna Tamaro

Editora: Editorial Presença

Assunto: A história expõe duas visões diferentes acerca da vida humana: uma demasiado tecnológica e materialista e outra ligada à Natureza, harmonia e paz.


A personagem que mais gostei foi: Rick
Porque: Para além de ser uma personagem fundamental no conto, Rick é um animal (cão) muito corajoso, porque ultrapassou relativamente bem um momento trágico da sua vida, que foi a morte da sua mãe adoptiva (Guendy – a loba) numa luta entre humanos e animais. É confiante de si mesmo e das suas capacidades, não desiste facilmente dos seus objectivos, é um lutador bravio. É defensor da Natureza, sendo que o mundo não sobrevive nem resiste sem animais, plantas e crianças que alegram a vida.

As personagens que menos gostei foram: Ulderico Pançudo e Sua Moleza Imunda Almôndega
I
Porque: Como em todas as histórias, há sempre o mau ou os maus da “fita”. Nesta, são estes dois humanos, ou melhor, pouco humanos pois não se preocupam com o que melhor temos e que nos dá vida: A Natureza. Ambos são ambiciosos, os “reis” das tecnologias e pretendem cobrir o mundo com cimento destruindo o verde. Nas suas vidas não há lugar para crianças, plantas ou mesmo animais, tudo são sobras sem qualquer valor e importância. Por tudo isto, não admiro estas figuras.



O lugar descrito que mais me impressionou foi: O Palácio de Sua Moleza Imunda Almôndega
Porque: Ali, os maus do conto, prendiam as crianças, mas faziam daquele lugar um espaço diferente e nunca visto. Era repleto de televisões, onde sempre davam programas que ofereciam brinquedos. Ou seja, as crianças escolhiam o que queriam e o brinquedo saía da televisão. Eram mágicas, mas isto só no conto, porque na realidade não passa de uma fantasia.

O momento da acção que gostaria de ter vivido: Era no final da história quando tudo acabou bem. Rick juntamente com a Úrsula consegue salvar o mundo e transformá-lo em paz e tranquilidade. Gostaria de ter visto como tudo se passou, a explosão e o Pançudo morrer nas chamas. Foi um final que me surpreendeu mas que gostei muito.

Desagradou-me o desfecho da história porque: Não, o desfecho não me desagradou. Tudo terminou da forma mais esperada e preferível para todos. Não faria sentido que os “maus” dominassem o mundo com o seu terrível poder e ganância.

Aconselho este livro aos meus amigos porque: revela a importância da Natureza nas nossas vidas. Para além do dinheiro e ambição, está o nosso bem-estar, a nossa saúde e solidariedade. A história é marcante, pois retrata muito bem a necessidade que sentimos dos animais, das plantas e das crianças. Como seria o mundo sem árvores? Não seria. Não haveria vida pois não havia oxigénio. Aconselho vivamente qualquer pessoa a lê-lo.

Aqui ficaram registadas as frases/ expressões que achei mais bonitas:
- ”Vamos queimar as árvores, vamos queimar a erva,
Vamos queimar as flores e os seus horríveis aromas!
Para que as crianças durmam descansadas, com os passarinhos faremos espetadas”
- “Uma terra limpa e bem comportada
Barriga cheia, cabeça sem nada “
- “Cauda levantada e olhar erguido, para nunca se ser vencido”
- “Partes, andas, andas, e acabas por regressar ao sítio de onde partiste. Ficas lá durante algum tempo e depois voltas a partir. Se assim não fosse, cachorro pelado, achas que o Bom Deus não teria feito o mundo quadrado?”
- “Tudo desaparece e tudo volta, tudo acaba, para recomeçar mais uma vez. Se não fosse, cachorro pelado, achas que Deus não teria feito o mundo quadrado?”

Resumo do livro
A história começa no meio de uma floresta, chamada de “Círculo Mágico”. Aí, viviam animais, plantas, entre outros elementos da Natureza que tinham vida, ou seja, estão personificados. Eles falam, sentem, comem, cheiram, choram, riem, vêem, entre outros.
Entre estes animais, destacam-se o Rick e a Guendy. Rick era um pequeno cachorro adoptado pela loba Guendy. Para além destes dois personagens, temos a Úrsula (chimpanzé), que era amiga de Rick e de Guendy.
A floresta era um mundo harmonioso. Contudo, para além deste, havia o mundo dos humanos, comandado e submetido às ordens de dois terríveis personagens: Sua Moleza Imunda Almôndega I e Ulderico Pançudo. Estes pretendiam transformar o planeta num monte de cimento coberto de Super-Mega-Hiper-Mercados, televisões e antenas parabólicas.
Certo dia, eles invadem a floresta com a intenção de destruí-la e matar todos os animais. Assassinam Guendy e, inicialmente por pena, adoptam Rick pois este poderia vir a ser útil. Todavia, Rick descobre que eles eram muito malvados, querendo arruinar toda a Natureza.
Ulderico e Almôndega I detestavam crianças, sendo que possuíam um compartimento especial que as entretia: um espaço repleto de televisões mágicas que ofereciam brinquedos aos miúdos.
Uma explosão era o projecto dos dois tremendos, que mataria as crianças e Rick, podendo assim dominar todo o mundo e acabar com o Círculo Mágico, ou seja, com toda a Natureza.
Mas Rick com a ajuda da Úrsula e da Amália (personagem humana que lutava pela Natureza), consegue impedir a morte das crianças e de tudo o resto. Rick consegue com que Ulderico e Almôndega I morram com o seu próprio “veneno”.
Torna-se assim o Salvador do Mundo, da vida humana, da natureza. Fez ver que as árvores, plantas, animais e crianças são imprescindíveis à nossa existência e que o mundo humano cada vez mais materialista não deve nunca dominar e destruir o que nos dá vida!



Curiosidade sobre o autor: SUSANNA TAMARO
Susana Tamaro nasceu em Trieste, Itália, no ano de 1957, apesar de ter residido em Roma durante a maior parte da sua vida. Em 1994 surge o êxito Vai Aonde Te Leva o Coração, o best-seller que já vendeu mais de 6 milhões de exemplares no total dos países onde foi divulgado.


Data que comecei a ler: 14-03-2007
Data que terminei de ler: 21-03-2007

Nome: Ana Isabel Ferreira Rodrigues
Data: 11 de Abril de 2007
Ano, turma e número: 5ºG nº2

1 comentário:

PNL disse...

Encontramos neste trabalho a expressividade rica de quem muito lê. Este caminho, o das leituras orientadas na adolescência, poderá ser muito frutífero... o segredo é nunca deixar de ler!