quarta-feira, 12 de março de 2008

ÉRIKA E A OBESIDADE



Havia uma menina chamada Érika que vivia na Quinta das Rosas, no Alentejo.
Érika era uma menina gulosa e obesa. Tinha vergonha de ir para a escola.
Numa manhã de sol Érika vai para a escola. Lá toda a gente goza com ela. Ela começa a chorar.
Uma aluna que por ali passava viu Érika a chorar e foi ter com ela.
- Passa-se alguma coisa? – perguntou a tal aluna.
- Toda a gente me anda a goza – lamentou Érika – Estou farta desta escola!
- Não lhes ligues – aconselhou a menina.
- Como te chamas? – interrogou Érika.
- Rosana – informou - a.
Estiveram muito tempo a conversar, mas entretanto começou a chover. O céu estava cinzento como o carvão.
- Rosana, onde vives? – perguntou Érika.
- Eu vivo na Quinta das Papoilas. Conheces? - perguntou Rosana.
- Conheço. É junto da Quinta das Rosas, onde vivo – contou Érika.
Ambas eram ricas. Ambas viviam em quintas.
- O meu pai vem-me buscar – disse Érika.
- O meu também! – exclamou Rosana apontando para um senhor alto e magro como um palito.
- Adeus! – disse Rosana.
Érika estava contente por ter encontrado uma nova amiga e vizinha.
No dia seguinte, Érika e Rosana passaram o dia juntas. Elas eram da mesma turma.
Na escola, ainda gozavam com Érika. Mas naqueles dois últimos dias com Rosana, Érika aprendeu a não dar ouvidos aos outros.
Érika por muito que tentasse não comer guloseimas, comia…
Rosana disse-lhe:
- És tão bonita assim. Estás a estragar a tua beleza! Porque é que fazes isso?
- Rosana…
- Não é Rosana nem meio Rosana. Deves parar de comer isso – reclamou Rosana.
- Eu prometo que vou parar de comer guloseimas – prometeu Érika.
- Também espero que cumpras essa promessa – declarou Rosana.
A partir desse momento, Érika parou de comer guloseimas. Lá na escola já não a gozavam.
Érika era muito mais feliz…

Ana Isabel Ferreira Rodrigues
6ºG nº3
in Clube de Letras

Sem comentários: